terça-feira, 4 de março de 2008

Novos Compositores

A febre das rodas de samba a fim de revelar novos compositores está com tudo. Segunda-feira no Samba da Vela e no Camisa Verde e Branco, terça-feira no Vai Vai, quarta-feira no Samba de Todos os Tempos em São Paulo e a Pedra do Sal no Rio de Janeiro e outros "N" projetos com o mesmo intuito, proporcionam aos nossos ouvidos muitos sambas inéditos de boa qualidade e, igualmente muitos, outros de qualidade não tão refinada assim.
Esses terreiros de sambas inéditos sempre existiram, mas na quantidade que se tem hoje em dia, acredito que nunca tenha ocorrido.
Qual a importância desse espaço que é dado aos novos compositores em detrimento ao espaço que é dado aos pseudo-compositores (sem citar nomes) com letras ridículas e melodias paupérrimas? E os compositores e suas obras que morreram pelo caminho esperando uma oportunidade que nunca veio? E não estou falando da oportunidade de ter sua música gravada, e sim da simples oportunidade de sua música ser ouvida. A maioria deles sabe que sua música, provavelmente, não será gravada, não sairá daquele reduto em que está sendo mostrada, mas mesmo assim o "simples" prazer de tê-la ouvida por outras pessoas é o suficiente para que, quando ocorrer uma nova inspiração, ele corra para empunhar uma caneta e uma folha de papel qualquer na mesa de um botequim qualquer.
Esses são os verdadeiros compositores de samba que nós temos, por isso, é bom certas pessoas chegarem "só no sapatinho" porque o samba está longe de ser sinônimo de "globalização" (sem citar nomes novamente).

Um comentário:

Revista Pagode Show disse...

Somos da revista pagode show e estamos lançando nosso blog com promoções, falando apenas de samba, pagode e sambarock.
Apareçam !!!
www.revistapagodeshow.blogspot.com